Saturday, March 28, 2009

Lightroom – Parte 1 – Importando imagens

Bom, vou falar um pouquinho sobre um dos softwares que eu mais utilizo para editar e catalogar minhas fotos, o Adobe Lightroom. Na minha opnião ele é um excelente programa, rápido, prático, possui vários recursos e tem um ótimo custo-benefício. Há outras opções no mercado, mas o Lightroom é o que eu melhor me adaptei.

Não sou fotógrafo profissional, muito menos um bom fotógrafo, mas gosto muito da arte e tenho tentado aprimorar meus conhecimentos a cada dia, e justamente pelo fato de eu não ser um bom fotógrafo eu ainda cometo erros básicos, como por exemplo exposição errada, composição exquisita e por aí vai, nestas horas se eu quero tentar ‘salvar’ a imagem eu preciso apelar para algum software de edição.

O que eu gosto no Lightroom é justamente o fato de poder editar, catalogar, preparar slide shows a até mesmo fazer uma boa impressão, tudo dentro de um único software. Ele não tem os poderosos layers do Photoshop, mas mesmo assim ele supre 99% das minhas necessidades como um amante da fotografia e ainda um aprendiz da técnica.

Se você estiver pensando em avaliar o software por você mesmo, vá até o site da Adobe (http://www.adobe.com) e faça o download da versão trial, você terá 30 dias para utilizar o software com todos os recursos totalmente liberados. O Lightroom está disponível para Mac e PC.

Quando você executar o programa pela primeira vez, após instalado, você verá uma janela similar a esta:

Lightroom_Main01

Uma rápida introdução sobre cada item da janela é dada na primeira vez que o Lightroom é iniciado, não vou repetí-las aqui, mas caso você queira vê-las novamente, vá ao menu Help e selecione a opção The Five Rules.

Bom, a primeira coisa a se fazer é começar a importar as imagens para a biblioteca do Lightroom, há duas maneiras de se fazer isso, a primeira é importar as imagens de um dispositivo (i.e. camera, leitor de cartões, etc) a outra é importar as imagens do próprio HD do computador, a principal diferença entre as duas é que a segunda opção te dá a liberdade de importar as imagens sem copia-las novamente.

No momento eu tenho um leitor de cartões conectado ao meu computador e vou importar as fotos dele, para isso eu vou até o menu File e escolho a opção Import Photos from Device, como visto na próxima imagem:

Lightroom_Main02

Assim que eu clicar neste comando o Lightroom irá mostrar uma outra janela perguntando em qual dispositivo eu tenho as imagens, no meu caso eu vou selecionar a primeira opção:

Lightroom_Main03

A próxima janela a ser exibida oferece várias opções e ao mesmo tempo é muito prática, observe (clique na imagem para ver uma versão ampliada):

Lightroom_Main04

Bom, dividi a janela em 4 seções para tentar facilitar a explicação, vamos ver no que vai dar, :)

Na seção é possível escolher 2 formas de tratamento para os arquivos (File Handling), a primeira é Copy photos to a new location and add to catalog esta opção vai copiar as imagens do dispositivo para uma pasta específica no computador e automaticamente adicioná-las à biblioteca de imagens do Lightroom, esta é a opção que eu utilizo mais frequentemente. A segunda opção é Copy photos as Digital Negative (DNG) and add to catalog a diferença aqui é que o Lightroom irá converter os arquivos RAW em DNG, o que é uma espécie de ‘formato aberto’, isso pode ser necessário em algumas ocasiões, por exemplo se você for editar o arquivo RAW em algum software que não possua suporte para o formato gerado pela sua camera, outro caso pode ser apenas aumentar a compatibilidade do RAW com outros softwares. Você pode encarar o format DNG como uma espécie de arquivo ‘genérico’. Além de converter os arquivos, as fotos também serão importadas para a biblioteca do Lightroom.

As fotos serão copiadas para a pasta indicada em Copy to caso você queira suas fotos importadas para outra apenas, clique no botão Choose e selecione a nova pasta.

Agora vem um recurso bem interessante, a opção Organize fará com que o Lightroom crie subpastas de acordo com a data em que as fotos foram criadas, estas informações são coletadas das informações já existentes nas imagens, o chamado Metadata, ou EXIF. As cameras digitais gravam nas fotos informações técnicas sobre quais configurações foram utilizadas para capturar cada imagem, estas informações são chamadas de EXIF, sendo uma delas a data e hora que a foto foi feita, algumas cameras podem até incluir informações geográficas de localização (latitude, longitude e altitude), também conhecidas como Geotags. A primeira opção disponível na caixa Organize é Into one folder, isso fará com que o Lightroom coloque todas as fotos em uma única pasta, a que está indicada na opção Copy to. As outras opções farão com que o Lightroom crie sub pastas organizadas por data, e para cada data existente nas fotos uma nova subpasta será criada, por exemplo, caso hajam 2 fotos feitas em 10/02/2009 e uma foto feita em 12/02/2009, o Lightroom poderá criar uma pasta chamada 20090210 e outra chamada 20090212, o nome das subpastas seguirá o padrão escolhido na opção Organize, todas as opções disponíveis são baseadas em formatos de data.

A próxima opção disponível é Don’t re-import suspected duplicates que fará com que o Lightroom não importe imagens que já existam em sua biblioteca.

A penúltima opção da primeira seção (ufa! quase lá…), é Eject card after importing, ou seja, ejetar o cartão após o Lightroom ter importado as imagens e (tcham-tam-ram-ram) a última opção é Backup to o que fará o Lightroom criar um backup de cada imagem que está sendo importada em outro local, que pode ser uma outra pasta ou até mesmo um HD externo.

Uau, tudo isso em apenas 6 opções… mas vamos lá, ainda temos mais coisas para ver…

A seção número 2 é mais simples, basicamente é um preview das imagens existentes no dispositivo, também possível selecionar ou des-selecionar as imagens que não deverão ser importadas e também há um slide no canto inferior direito que pode ser utilizado para alterar o tamanho do preview.

Seção número 3 oferece diferentes opções de como os arquivos devem ser nomeados quando importados. O comportamento padrão do Lightroom é não renomear os arquivos, ou seja, eles serão importados para as pastas com exatamente os mesmos nomes que foram criados pela camera. Como eu não gosto disso, o que eu faço é clicar na lista e escolher a opção Edit.

Lightroom_Main05 Ao fazer isso, uma nova janela será exibida:

Lightroom_Main06 Nesta janela é possível dizer ao Lightroom como os arquivos devem ser renomeados, escolha os itens que você gostaria de usar e clique nos botões Insert, eu costumo deixar o meu padrão da seguinte forma:

 Lightroom_Main07

O que criará arquivos da seguinte forma:

20090210 – “meu texto” – 001
20090210 – “meu texto” – 002
.
.
.
20090210 – “meu texto” – nnn

Para salvar este preset, clique em Custom e escolha a opção Save current settings as New Preset, isso abrirá uma nova janela aonde você poderá dar um nome a este novo preset, vou nomear o meu como Meu padrão. Assim que terminar clique em Done, isso deverá te levar de volta à janela de importação de fotos, repare que a seção 3 mudará um pouco caso você tenha criado o padrão da mesma forma que eu:

Lightroom_Main09

Duas novas caixas de texto surgirão, Custom Text e Start Number. Na caixa Custom text digite o texto que você deseja que faça parte do nome do arquivo, por exemplo ‘Meu aniversário’, ou ‘Por do sol’, e na caixa Start Number você pode dizer ao Lightroom qual deve ser o primeiro número da sequencia no nome do arquivo. Repare que as informações que você colocar serão pré-visualizadas no campo File Naming.

Lightroom_Main10
Agora a última seção. Em Develop Settings é possível aplicar um dos presets já existentes referentes a edição da imagem, como por exemplo, convertê-las para preto e branco, ou fazê-las parecer fotos antigas. Lembre-se que este ‘efeito’ será aplicado a todas as fotos durante a importação. O Lightroom utiliza uma metodologia de edição ‘não destrutiva’, ou seja, quando você faz qualquer alteração na imagem na verdade o arquivo original não está sendo editado, o Lightroom aplica as alterações e as salva em forma de metadados na biblioteca. Desta forma o arquivo original nunca será editado, apenas as alterações aplicadas à ele é que serão registradas.

Em Metadata é possível escolher ou criar um padrão/preset com as informações que deverão ser inseridas no EXIF das fotos, estas informações variam desde o nome do autor da foto até informações de copyright e geotags.

Para escolher um dos presets apenas selecione-o na lista, caso queira criar um novo preset, escolha a opção New.

Lightroom_Main11

Uma nova janela será exibida:

Lightroom_Main12

Digite um nome para o preset, no meu caso estou usando Meu padrao EXIF, e preencha as informações que você incluir em todas as fotos. Clique em Create quando terminar. O Lightroom te levará devolta à janela anterior e você verá o preset criado já selecionado na caixa Metadata.

O próximo passo é adicionar as palavras chave na caixa de texto Keywords, para alguns isso é bobeira, mas facilita muito quando você quiser localizar fotos com palavras chaves específicas. E por fim, escolha o tamanho do preview em Initial Preview, há 4 opções disponíveis, as duas mais importantes são Minimal (a imagem de preview vista na biblioteca será pequena, o que melhora o desempenho do Lightroom e também não ocupa muito espaço em disco, além do que já será utilizado pela foto) e 1:1 (a imagem de preview terá as mesmas dimensões da foto original, isso fará o Lightroom redenrizar as imagens em tamanho real durante a importação, mas irá utilizar mais espaço em disco).

Finalmente, depois de tudo configurado o passo final é clicar em Import. Durante a importaçào o Lightroom irá exibir uma barra de progresso indicando o quanto já foi concluído (1), você também pode reparar que surgirá uma nova pasta na lista de pastas do Ligthroom (2) e o preview das imagens já estará disponível (3):

Lightroom_Main14

Quando a importação estiver concluída você pode conferir todas as configurações que foram feitas antes da importação:

Lightroom_Main15

Em 1 e 2 você verá as pastas e subpastas e nome dos arquivos criados pelo Lightroom de acordo com as configurações feitas nas seções 1 e 3, em 3 e 4 você verá as palavras chave e também os dados EXIF criados na seção 4.

Bom, por enquanto é isso, se você sobreviveu até aqui então deve ter entendido um pouco de como importar imagens para o Lightroom. Futuramente entrarei em mais detalhes sobre renomear arquivos, criar diferentes catálogos e outras coisas.

Abraços e até a próxima.

:)

1 comment:

Flavia Sereia said...

Olha só que mundo pequeno, eu procurando algo sobro o LR e olha quem eu acho hehehe
Esse post veio bem a calhar, to perdida no LR rss

bjs